Sindicato Rural de São Francisco de Assis


Login

FacebookFacebook
TwitterTwitter
FlickrFlickr
YoutubeYoutube

Artigos

agro

 

                            II FESTA DO AGRONEGÓCIO

Aconteceu recentemente de 7 a 11 do corrente mês a II Festa do Agronegócio , um evento promovido pelo Rotary Club de São Francisco de Assis numa parceria com nosso Sindicato Rural, Guarany Remates, Emater/RS, Senar/RS, Associação dos Arrozeiros, Secretaria Municipal de Agricultura, SICREDI , Câmara de Vereadores e CTG Negrinho do Pastoreio. Destacamos a realização de importantes debates “Mesa Redonda” no Parque de Exposições, sobre o Complexo Arroz e problemas que  causaram significativas perdas na produção do Município com a participação do Presidente da Associação dos Arrozeiros Sr. Davi Denardi e o Diretor do Sindicato Rural e Produtor José Olmiro Gindri.  Outro tema abordado foi o  Complexo Soja que teve como debatedor Paulo César Zanini Prina, Diretor Executivo  Sicredi Vale do Jaguari e como moderadora a Eng. Agrônoma Izabel Parizi Minussi  pela BC Cereais. Também  houve  debate sobre Complexo Pecuária de Corte que tratou  da Comercialização, mercado da carne  e tópicos sobre manejo da pecuária de corte no RS onde o moderador Méd. Vet. Luiz Alberto Ribeiro e o debatedor  também Veterinário Bruno Teixeira de Bagé representando o Senar/RS abordaram diversos assuntos relacionados a pecuária de corte.

No mesmo dia apartir das 18 horas aconteceu o Remate do Agronegócio a cargo do Guarany Remates quando foram comercializadas 194 cab. Num montante de R$283.690,00.

No dia seguinte, também no Parque de Exposições aconteceu o 3º Seminário de Pecuária Familiar  em uma parceria com a Emater/RS.

1ª Palestra sobre Impacto  e Controle de Carrapatos e Tristeza Parasitária tendo como palestrante Méd Vet. José Rech Jr do Instituto de Pesquisas Desidério Finamor e Fepagro.

2ª Palestra -  Sistema Silvipastoril com Supervisor Técnico da Emater/RS Eng. Florestal Gilmar Deponti.

3ª Palestra – Pastoreio Rotativo com Méd. Vet. Estevan Martins de Souza da Emater /RS que logo após houve um debate e demonstração pratica aos diversos produtores presentes .

Como conclusão destes importantes eventos aconteceu  um Jantar-baile no CTG Negrinho do Pastoreio onde foram entregues diversos prêmios de destaque nas mais variadas áreas do setor primário de nosso município a Produtores que tem se destacado na sua área de produção,  coroando de êxito esta programação.

Segundo os participantes foram três dias de importantes debates sobre temas de interesse da classe produtora rural , quando técnicos e produtores de outras regiões integraram-se com os demais na abordagem de assuntos da atualidade e que seguramente servirão de  aprendizado aos produtores resultando em mais e melhor produção. Segundo nosso Presidente Fábio Bitencourt foram momentos onde os produtores puderam trocar experiências e agregar conhecimento para facilitar o dia  a dia do campo, ressaltando que nosso Parque de Exposições , hoje, não é apenas um local de Feiras e Remates , mas um pólo difusor de tecnologia , através dos vários eventos ali realizados, desfrutando de uma infraestrutura adequada e bem equipada, estando a disposição para outras programações de interesse do Produtor Rural, seja ele pequeno, médio ou grande.